BLOG CEP-ETP

06/12/2020

MARKETING DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC), CURSOS TÉCNICOS E CURSOS PÓS TÉCNICOS  

  • Empregabilidade do DF e Entorno.
  • Instituições que trabalham com a Educação Profissional Públicas e Privadas.
  • Agência de Empregos/Estágio.

  • Setores que mais empregam no DF.

Em Brasília, o nível de ocupação no comércio aumentou 2,5% em janeiro em relação ao mês anterior. A porcentagem equivale a seis mil novos postos de trabalho - 18 mil a mais que no mesmo período de 2016. Os demais setores da economia, no entanto, registraram queda. A redução foi de 1,7% no número de trabalhadores da área de serviços, de 6% na construção civil e de 6,4% na indústria de transformação - são 18 mil ocupações a menos (1,4%) no mês. As informações são da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED), divulgada nesta quarta-feira (22).

Os dados também mostram que a taxa de desemprego total aumentou de 18,6%, em dezembro, para 19,3%, neste mês - o que significa 312 mil pessoas sem emprego. Em janeiro de 2016, o índice era de 15,6%. De acordo com a pesquisa, o aumento se deve à pressão exercida pela entrada de novas pessoas no mercado de trabalho, superior à criação de vagas de emprego.

O estudo é fruto de parceria da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, daCompanhia de Planejamento do DF (Codeplan)e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

por José do Egito22 de fevereiro de 2017.  

DF recebe 200 mil trabalhadores que moram no Entorno todos os dias

Segundo Alan Rios, a região conhecida como Entorno é parte ativa da movimentação do mercado de trabalho do Distrito Federal. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem, pela Companhia de Planejamento (Codeplan), analisou, pela primeira vez, essa ligação entre cidades de Goiás e do DF, e concluiu que 42% da população do Entorno trabalham na capital federal. São cerca de 200 mil pessoas saindo diariamente de municípios que compõem a chamada Periferia Metropolitana de Brasília (leia Para saber mais). Enquanto uma parcela dessa população enfrenta longos trajetos e preços de passagens de ônibus mais caras para se deslocar ao serviço, por exemplo, outra parte convive com a falta de oportunidade no mercado. A taxa de desemprego dessas cidades ficou em 25,6% em outubro, maior do que o índice do DF (18,5%) e do grupo de baixa renda da capital (23,9%).

Vejam na íntegra:

Educação Profissional, Nossa Rede

Atualmente, a educação profissional e técnica (EPT) da rede pública do Distrito Federal contempla cerca de 8,5 mil estudantes, sendo ofertada gratuitamente em 11 unidades escolares localizadas em Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Cruzeiro, Guará, Planaltina, Gama e Plano Piloto.

O objetivo maior da modalidade é fomentar ao estudante habilitação profissional para a vida e para o mundo do trabalho. Assim, o ensino desenvolve as capacidades para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias, compreendendo as implicações delas decorrentes, bem como suas relações com o processo produtivo e com a sociedade.

Os cursos ofertados pela Secretaria de Educação seguem as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como atendem o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas.

Desta forma, os cursos possuem validade nacional, pois estão registrados junto ao Ministério da Educação (MEC), por meio do sistema de registro, divulgação de dados e de validação de diplomas de cursos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC/MEC).

As formas de oferta dividem-se em subsequente ou articulada ao Ensino Médio, sendo esta integrada ou concomitante:

• Subsequente: para quem já concluiu o Ensino Médio.

• Integrada ao Ensino Médio: a formação ocorre em um mesmo currículo que integra a Base Nacional Curricular Comum e os componentes curriculares específicos do curso técnico ofertado, com matrícula única do estudante e, portanto, na mesma escola. São os casos do CEMI Gama e do CEMI do Cruzeiro, por exemplo.

• Concomitante ao Ensino Médio: a formação ocorre com currículos integrados no conteúdo e articulados na forma, integrando a Base Nacional Curricular Comum e os componentes curriculares específicos do curso técnico ofertado, podendo acontecer na mesma unidade escolar ou em unidade diferente, sendo para isso necessário o estabelecimento de duas matrículas.

As modalidades de oferta ocorrem ainda no formato presencial ou à distância:

• Presencial: a organização curricular prevê a execução de todos os componentes curriculares e seus respectivos conteúdos por meio de aulas em que os estudantes e os docentes estão fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo, o que exige o cumprimento da carga horária prevista com definição de hora de início e final.

• Educação a Distância (EaD): a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, em que os estudantes e docentes desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

A rede conta também com a Escola de Música de Brasília, que oferece cursos técnicos de nível médio, bem como formação inicial e continuada, sendo uma referência nacional no ensino de música.

Vejam na íntegra:

DF tem mais um recorde de oferta de emprego

Agências do trabalhador registram a terceira alta em menos de dez dias. Para esta quinta-feira (24) estão abertas 636 vagas

Segundo Alline Martins, da Agência Brasília, a procura por profissionais por meio das agências do trabalhador do Distrito Federal continua crescendo. Nesta quinta-feira (24), o quadro de vagas bate um novo recorde: 636 oportunidades abertas. As áreas de comércio, serviço e construção civil seguem puxando a alta.

O secretário de Trabalho Thales Mendes observa que, com a divulgação das vagas, tem aumentado a procura tanto de pessoas querendo trabalhar quanto para anunciar novos postos. "A gente tem superado, nos últimos dias, batendo três recordes em disponibilidade de vagas", explica

O secretário reforça a importância das agências do trabalhador. "Temos atendido entre 14 mil e 20 mil pessoas, por mês, nas agências do trabalhador, desde junho deste ano. As pessoas começaram a enxergar nas agências e na Secretaria do Trabalho uma oportunidade de se colocar ou recolocar no mercado de trabalho".

Vejam na íntegra:

Comércio é o setor que mais emprega no DF, mostra estudo da Codeplan

A concentração de renda ainda é um dos maiores obstáculos no Distrito Federal. Apesar da melhora em índices como ingresso no ensino superior e acesso à internet, as diferenças de renda per capita ainda são discrepantes, sobretudo entre o Lago Sul, região com os maiores salários, e a Estrutural, área com as menores remunerações. No entanto, nos últimos dois anos, a disparidade entre as duas regiões diminuiu em relação ao último levantamento, de acordo com a Pesquisa Distrital Por Amostra de Domicílio (Pdad) divulgada ontem pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Vejam na íntegra:

Sou Edilson dos Reis Torres, Graduado em Letras/Espanhol e Pós-Graduado em Língua Portuguesa pelo UniCEUB. Tenho, também, formação na área de TI - Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela UniCEUMA e Pós-Graduado em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais pela UniCESUMAR. Acredito que a Educação Profissional forma professores e profissionais que garantem responsabilidade social e sustentabilidade ao Planeta Terra.

Eu sou Paulo César Ramos Araújo, Professor Licenciado em Química - UEPB (1996), Mestre em Ensino de Química - UnB (2008). Atuei no ensino de Química de 1997-2010. Ocupo o cargo de diretor do CEP ETP desde 2011 até o presente momento. Trabalho pela diversificação da oferta de Educação Profissional no DF no contexto da escola pública. Compreendo que a Formação Inicial e Continuada é um importante instrumento de propulsão para a escolha de uma profissão, sobretudo para aqueles que ainda não acessaram o mundo do trabalho. No meu entendimento o mundo do trabalho se torna a escola de Educação Profissional por excelência, na medida em que as práticas profissionais são orientadas pela compreensão teórica voltada a melhoria do desenvolvimento humano e do bem-estar social.

FONTES DE PESQUISA:

Marketing Digital, 61 9 8148-0310, Professor Edilson dos Reis Torres: Especialista em Língua Portuguesa pelo UniCEUB, Especialista em MBA Gestão de Projetos de Software pela UniCEUMA e Especialista em Educação a Distância - Tecnologias Educacionais pela UniCESUMAR.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora